domingo, outubro 29, 2006

Tailândia inovando

Dirigido por Pen-ek Ratanuruang em 2003, Last Life in the Universe (Ruang Rak Noi Nid Mahasan) foi saudado em festivais internacionais por confirmar o talento de seu diretor, que vinha de três bem-sucedidas produções, e por trazer um sopro de novidade estético-narrativa através da mescla de elementos tradicionais tailandeses e japoneses em diálogo com tendências do "cinema de arte" internacional.
Estrelado pelo astro indie japonês Tadanobu Asano, o filme, através de sua mescla de "Yakuza movie" e romance, subverte clichês do gênero policial e conta, com delicadeza e inspiradíssima direção de arte, o envolvimento de uma garota borderline amalucada com o que parece, à primeira vista, tratar-se de um intelectual reprimido.
A troca de identidades, somada à participação especial de Miike Takeshi como chefe dos gângsters em busca de vingança, acrescenta toques de comédia à narrativa, que tem como um de seus charmes especiais o fato de os créditos iniciais só aparecem lá pela metade do filme.
Pen-ek Ratanuruang é, ao lado de Oxide Pang e Yongyooth Tongkonthun, um dos principais responsáveis pela retomada do prestígio internacional (e pela penetração no mercado asiático) do cinema tailandês a partir de 1997, ano em que dirigiu o sucesso de público Fun Bar Karaoke (Fun ba karaoke). Voltaremos a falar dele e do cinema tailandês.

Nenhum comentário: