domingo, outubro 29, 2006

Com Audition (2002) sua carreira ganhou reconhecimento crítico internacional. Os primeiros dois terços do filme, marcados por uma sobriedade e ritmo narrativo atípicos em se tratando de Miike, retratam o cotidiano de um produtor solitário que promove testes de elenco visando achar a mulher dos seus sonhos.
Ela se materializa na figura de Aisami, uma tímida aspirante a atriz (a estonteante Eihi Shiima, na foto). Após uma seqüência com fortes tonalidades sadomasoquistas, cuja extrema violência provocou o esvaziamento de cinemas mundo afora, o filme revela-se um contundente e radical exame da dinâmica das relações de poder que permeiam os relacionamentos afetivo-sexuais.
Apesar de irregular - e, dependendo da sensibilidade da audiência, eventualmente repugnante - vale a pena conhecer a obra de Miike Takashi, que apresenta uma agilidade e uma sensibilidade estética multicultural e contemporânea, com espasmos de grande cinema.
Curiosidade: The City of Lost Souls (2000) inclui um protagonista "brasileiro", na figura do anti-herói Mário (Teah). As aspas dizem respeito ao sofrível portunhol que ele, assim como parte do elenco, quer fazer passar por português...

Nenhum comentário: