quinta-feira, novembro 02, 2006

A Dura Vida dos Pixotes Indianos


Um dos clássicos esquecidos do cinema indiano, Boot Polish (Prakash Arora, 1954) retrata a trajetória de um casal de crianças – Belu, com 7 anos e Bhola, com 10 – que se vêem órfãs e são entregues à prostituta Kamala, uma tia que os brutaliza e explora financeiramente.

Estimulados pela carismático John Chacha (visto na parte superior da foto), um escroque que busca em Cristo a força para regenerar-se, eles passam a procurar uma profissão, na tentativa de deixar de pedir esmola (atividade que é classificada pelo filme como moralmente condenável). No entanto, as vertiginosas inversões dramáticas típicas de uma certa tradição cinematográfica indiana imporão um longo e penoso percurso a separá-los da obtenção da dignidade pessoal e do reencontro com o carinho maternal.

Fiel à narrativa clássica, o filme utiliza com economia dramática a movimentação de câmera e vale-se de forma recurrente da música – na trilha ou nos números de dança – para enfatizar o estado de espírito das personagens. Uma das tradições mais fortes do cinema mainstream indiano, a narrativa promove uma mistura de gêneros cinematográficos, a comédia e o melodrama funcionado como pêndulos que asseguram o equilíbrio do drama central.

Passado em Bombaim (atual Mumbaim) e parcialmente filmado em locação, o filme retrata a condição de vida nas favelas da cidade e leva ao limite permitido pelo tipo de espetáculo cinematográfico em questão a ênfase dada à falta de perspectivas sociais das classes desvalidas. A intensidade dramática de seus momentos finais equipara-se à de clássicos do melodrama latino e arranca lágrimas dos espectadores mais sensíveis. Um clássico para ver e rever.

Nenhum comentário: