sábado, novembro 04, 2006

Western Pós-moderno Tailandês



Pastiche do western e do melodrama (este um gênero central das tradições literárias tailandesas), Tears of the Black Tiger (Fa Talai Jone), dirigido por Wisit Sasanatieng em 2000, foi um grande sucesso de público e crítica no país. O filme conseguiu atrair, ao mesmo tempo, o público fiel às comédias populares e uma audiência com um gosto cinematográfico mais cosmopolita.

As razões para esse duplo sucesso talvez posam ser explicadas pelo fato de o filme “funcionar” muito bem como uma comédia popular – com direito à adrenalina do western e às lágrimas do melodrama - e, ao mesmo tempo, parodiar esses gêneros e a própria narativa.

A história, passada no final do século XIX, diz respeito a um triângulo amoroso entre uma bela donzela, o oficial a quem está prometida, e o bandido por quem, claro, está apaixonada. A direção de arte, detalhista, é um espetáculo à parte, registrado por uma fotografia marcada por baixas luzes e saturação cromática, que acentua a ênfase dramática. Os desempenho dos atores, infelizmente, não está à altura do padrão técnico-narrativo do filme, que foi selecionado para o Festival de Cannes em 2001.

Nenhum comentário: